sexta-feira, 22 de julho de 2011

Rússia reconhece que cerveja é bebida alcoólica

O presidente Russo, Dmitri Medvedev, assinou uma lei que altera o estatuto da cerveja no país: passou a ser considerada uma bebida alcoólica.

De acordo com a BBC, até agora, tudo o que tivesse menos de 10 por cento de álcool pertencia à categoria de bens alimentícios.
Mas com um grave problema de consumo excessivo de álcool no país, Medvedev quer alterar a forma como os russos vêem a bebida.
Habituados aos efeitos da vodka, a cerveja é muitas vezes vista como uma alternativa saudável. E se na última década o consumo da mais popular bebida russa desceu quase 30 por cento, o da cerveja subiu mais de 40 por cento.
Em 2009, face ao problema dos consumos excessivos - duas vezes acima dos níveis considerados críticos pela Organização Mundial de Saúde -, o presidente ordenou ao governo que elaborasse um pacote legislativo para fazer face a este problema.
No ano passado, para tentar moderar o consumo, a indústria cervejeira foi sujeita a um aumento de imposto de 200 por cento.
Até 2013 serão impostas novas medidas, como a proibição de venda de bebidas fora de estabelecimentos licenciados para o efeito, a regulamentação das horas de venda e a restrição à sua publicidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário