quarta-feira, 13 de julho de 2011

Portugueses inundam Moody's de lixo

Não adianta nada, mas deve saber bem. Os portugueses estão a descarregar a sua frustração enviando sacos e caixas de lixo para a Moody's, a mesma agência de notação financeira que desceu a classificação da dívida nacional para «lixo».

As iniciativas multiplicam-se e todas têm o mesmo objectivo: fazer sentir à Moody's o desagrado dos portugueses para com a sua actuação. Por exemplo, foi criada uma página na Internet a promover o envio de lixo para a Moody's.

Aqui, é possível ver um vídeo, onde os autores da iniciativa recolhem sacos de lixo nas ruas, embalam-no em caixas próprias dos CTT e despacham a encomenda com destino à agência, nos EUA.

Noutro vídeo, disponível na mesma página, é possível ver os autores a colar etiquetas nos caixotes do lixo, como se os mesmos fossem encomendas despachadas nos Correios. O remetente é Portugal, o destinatário a morada da Moody's em Nova Iorque. A etiqueta até tem o símbolo do correio internacional.

Há também quem tenha pintado o logótipo da Moody's nos caixotes de lixo portugueses:



Um outra iniciativa foi levada a cabo em Paris, onde a agência norte-americana tem um escritório. Sacos de lixo foram depositados à porta da agência, com envelopes onde se pode ver que o destinatário é a Moody's.



Além do ataque concertado ao site da agência, marcado para esta segunda-feira às 15 horas, e que fez realmente com que o site fosseabaixo, o mesmo foi alvo de um ataque de hackers que publicaram na primeira página uma mensagem ridicularizando a agência. Além de escreverem que «A Moody's tem o prazer de anunciar que Portugal tem agora um rating e A++» (uma nota tão boa que nem sequer existe na escala), publicaram uma foto de D. Afonso Henriques, escrevendo que o fundador de Portugal cortou a nota da Moody's para «lixo», entre outras coisas bem menos elogiosas.

Mas não fica por aqui. No Facebook, é possível atribuir esta mesma classificação à agência norte-americana, e um bom punhado deles, já o fez. Pesquisando «Moody's lixo» na rede social, é possível ver uma quantidade de páginas com iniciativas semelhantes. O mesmo acontece se pesquisarmos a mesma expressão no Youtube.

Já para não falar nas camisolas que já é possível encontrar com mensagens destinadas à Moody¿s e que nós lhe mostramos. Umas são da Lanidor, e outra da Loja do Cão Azul.

Sem comentários:

Enviar um comentário