terça-feira, 12 de julho de 2011

Encontrados cogumelos «mágicos» que emitem luz

Uma equipa de investigadores das Universidades americanas de São Francisco e da de Hilo, no Hawai, e da universidade brasileira de São Paulo (USP) encontrou em Piauí, no Brasil, um cogumelo que emite luz e que tinha sido visto pela última vez há cerca de 170 anos.
«Já tinha encontrado alguns cogumelos que emitem luz no Brasil, mas menores. Alguns até pareciam um fio de cabelo», disse citado pela BBC o investigador Cassius Vinicius Stevani, do Instituto de Química da USP, que explicou que «foi o maior encontrado no país e que emite uma quantidade de luz considerável».
A última vez que foi visto este fungo foi em 1840, ano em que foi descoberto pelo britânico George Gardner, na cidade de Natividade, em Tocantins.
As expedições para colher os cogumelos conhecidos pelos populares como «Flor de Coco» são feitas «durante noites de lua cheia e com as lanternas desligadas», disse Vinicius Stevani.
Os investigadores ainda não descobriram qual é o processo químico que permite ao fungo a produção de luz, nem a razão porque acontece, mas pensam que servirá para atrair os insectos nocturnos que espalham os pólenes reprodutores dos fungos.
Outra tese dos cientistas é que a luz emitida servirá como um escudo protector, atraindo insectos maiores que se alimentam de outros mais pequenos, que por sua vez consomem os fungos iluminados.
O Neonothopanus gardneri é o maior fungo iluminado do Brasil e um dos maiores do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário