quarta-feira, 15 de junho de 2011

O iOS 5.0 é uma cópia do Android e do Windows Phone?


Pouco depois do anúncio do iOS 5.0, começaram a circular acusações contra a Apple que dão conta da cópia de funcionalidades disponibilizadas por apps e sistemas operativos concorrentes.

O iOS 5.0 é uma cópia do Android e do Windows Phone?

No foco da polémica, encontra-se a app Wi-Fi Sync, cujo criador diz ter sido chumbada pela Apple por supostas questões de segurança.
Greg Hughes, o programador em causa, não se conformou com o facto de a sua app não poder figurar entre as eleitas da na App Store e decidiu apostar na loja de apps Cydia, que tem como destinatários os utilizadores que procederam ao desbloqueio do iPhone (jailbreak), a fim de poder descarregar aplicações que não foram aprovadas pela Apple.
O iOS 5.0 vai estrear uma funcionalidade de sincronização entre o iPhone/iPad e o computador; mas a Wi-Fi Sync de Greg Hughes já se encontra disponível na Cydia há mais de 13 meses por 9,99 dólares, revela o The Unofficial Apple Weblog(TUAW).
É pouco provável que a Apple não estivesse já a trabalhar na sincronização por Wi-Fi para iPhone e iPad quando Hughes propôs a sua app, mas Hughes não desiste de defender a sua dama, em declarações reproduzidas pelo The Register: "Tenho estado a vender esta app com o mesmo nome e o mesmo ícone durante um ano, pelo menos. A Apple soube disso, visto que eu submeti a app, logo fiquei surpreendido quando descobri tudo isto".
A Wi-Fi Sync é apenas uma das funcionalidades que estão a dar que falar no circuito dos programadores e marcas de telemóveis. Joe Belfiore, vice-presidente da Microsoft, alegou em mensagens publicadas no Twitter que o futuro iOS5 copia várias funcionalidades do Windows Phone (já disponibilizadas ou apenas anunciadas): "Sincronização por Wi-Fi, integração com o Twitter, serviço de downloads a correr background, salas de chats de mensagens curtas (apesar de já termos também o Facebook)".
De acordo com o Mobility Feeds, são sete as funcionalidades que a Microsoft alega terem sido copiadas do Windows Phone pelo iOS 5.0. 
E não é só a Microsoft que se queixa de plágio tecnológico. Vários sites e blogues da especialidade aproveitaram as suspeitas que pairam na Web para fazer um apanhado de funcionalidades que, alegadamente, têm tudo para ser apenas cópias que já estão disponíveis no Android.
O site Business Insider não tem pruridos e apresenta seis funcionalidades que alegadamente o iOS 5.0 copia do Android: notificações no topo do ecrã; a já referida sincronização por Wi-Fi; navegação na Net por separadores; divisão do teclado em dois; acesso direto a apps a partir do ecrã bloqueado do iPhone; atualizações sem conexão a um computador. 
Plágio ou apenas business as usual, uma coisa é certa: a polémica promete regressar no Outono, com o lançamento do iOS 5.0.

Sem comentários:

Enviar um comentário