terça-feira, 14 de junho de 2011

E se conseguisse criar energia a andar?


Projecto Waynergy está a despertar muita curiosidade e é uma ideia portuguesa.



Na Covilhã, dois jovens criaram uma forma inovadora de gerar energia eléctrica a partir do chão. O projecto chama-se Waynergy e permite, através do pavimento em zonas de grande afluência de pessoas ou de veículos, produzir energia a baixos custos.


«O projecto consiste num sistema que é capaz de captar energia cinética associada ao movimento de pessoas ou veículos. Aplicamos o Waynergy no chão e a pessoa quando se movimento ou o veículo quando passa sobre o sistema liberta energia cinética e nós transformamos essa energia cinética em energia eléctrica», explica Filipe Casimiro.


Francisco Duarte acrescenta: «Em estradas com grande afluência de veículos poderemos utilizar esse movimento para gerar energia para, por exemplo, iluminar essa estrada, para alimentar dispositivos eléctricos como semáforos e outra sinalização. Deste modo é possível reduzir os custos energéticos».


«É como caminhar sobre uma carpete, com cerca de dois milímetros, em que conseguimos caminhar normalmente, sem notarmos que estamos a caminhar sobre uma superfície que oscila um pouco e que gera energia cinética», explica Filipe Casimiro, frisando que no caso dos veículos pode ser utilizada uma «lomba», mas pode ser utilizado em muitos espaços públicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário