quinta-feira, 16 de junho de 2011

Afegãos desfazem-se de carros por terem o número... 39

A história é contada pela agência Reuters, que assinala uma estranha tendência no Afeganistão. É que os carros que tenham na matrícula o número 39 estão a surgir facilmente nos postos de venda, simplesmente porque ninguém os quer.

Ninguém sabe dizer com toda a certeza porquê, mas o mito urbano aponta para o facto de se tratar de um sinónimo de mau gosto e vergonha. Alegadamente porque um proxeneta iraniano tinha o número 39 como seu número da sorte, ao ponto de toda a gente lhe chamar o «39». Quando a história passou as fronteiras e chegou ao Afeganistão, os espíritos mais conservadores não puderam aceitar tal ligação.
«Agora, até os miúdos e gozam com o 39. O carro dá azar e não posso levar a família nele», conta Mohammad Ashraf, que trabalha para as Nações Unidas. Muitos foram os que se recusaram a falar ao repórter e há registo de muitos pedidos de alteração de número de matrícula.
Esta história surge semanas depois de alguns condutores terem mandado pintar os seus carros depois de descobrirem que os arco-iris que ostentavam nos seus veículos se referiam à solidariedade entre homossexuais. Pensavam que seria apenas algo com estilo, mas rapidamente se livraram das cores alegres.

Sem comentários:

Enviar um comentário