De acordo com o Mashable, a Lytro é uma startup de Silicon Valley, nos EUA, que pretende vender no final do ano uma máquina fotográfica que não precisa de focar. A focagem fica para depois, no computador, onde o utilizador é livre de escolher o ponto de focagem que pretende.
A premissa por trás da tecnologia é simples: a máquina captura toda a informação que consegue sobre o plano de luz à sua frente. Com isto, obtemos uma foto digital que é ajustável de uma forma praticamente infinita. Podemos focar em qualquer ponto, mudar os níveis de luz e, caso tenhamos um ecrã 3D, até é possível criar uma imagem que podemos manipular a três dimensões.
O Dr. Ren Ng, o responsável pelas ideias por trás da tecnologia, diz que os ficheiros resultantes da sua futura máquina fotográfica terão sensivelmente o mesmo tamanho dos de uma foto digital normal. Isto é possível dado que o processamento é todo feito na máquina, pelos processadores dedicados. Ng diz também que o sensor da máquina é muito sensível, o que permite capturar imagens mesmo com pouca luz, de uma forma fácil e sem flash.
Apesar de a máquina fotográfica com a tecnologia Lytro só estar disponível no final do ano, existem um site em Flash que demonstra o que é possível fazer. Basta clicar em qualquer ponto das fotos para obter um ponto de focagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário