Se o empresário mexicano Carlos Slim continua a ser o homem mais rico do mundo, com uma fortuna que cresceu 20.500 milhões para 74 mil milhões de dólares (53 mil milhões de euros), a verdade é que na lista divulgada esta quarta-feira pela revista Forbes também entram portugueses, embora a muitos lugares de distância de Slim.
O homem-forte da cortiça portuguesa, Américo Amorim, ocupa a 200ª posição com uma fortuna de 5,1 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros.
O número 512 da lista pertence a Alexandre Soares dos Santos, o presidente da Jerónimo Martins, que regressa assim à lista dos tesouros da Forbes, com um património de 2,3 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros).
Um repetente nesta lista é, sem surpresas, Belmiro de Azevedo. A sua fortuna de 1,5 mil milhões de dólares (1,08 mil milhões de euros) coloca-o no posto dourado número 833, nesta lista dos mais ricos do mundo.
Os lugares cimeiros pertencem a...
O milionário de topo «Carlos Slim [o único latino-americano a liderar a lista da Forbes] tem vários negócios, mas o que corre melhor é o das telecomunicações. A sua gestão demonstra a virtude da diversificação e também o bom momento que o sector vive», disse na quarta-feira à agência Efe em Nova Iorque o presidente do grupo editorial da Forbes, Steve Forbes.
Nota para o segundo lugar da lista da Forbes: é ocupado pelo milionário Bill Gates, seguido de Warren Buffett, com 56 mil milhões 50 mil milhões, respectivamente. Os dois norte-americanos foram destronados em 2000, depois de 15 anos a liderar o «ranking».
«A diferença entre Carlos Slim e as fortunas de Bill Gates e Warren Buffett é cada vez maior. Bill Gates doa todos os anos uma parte da sua fortuna e se não tivesse feito nenhuma contribuição às suas fundações estaria muito perto do primeiro lugar da lista», disse Steve, citado pela Lusa.
Mais duas centenas de milionários
A lista da Forbes incluiu este ano 214 novos membros e reflecte uma riqueza total de 4,5 biliões de dólares, perante os 3,6 biliões do ano passado.
«O crescimento dos milionários na nossa lista reflecte o que ocorre na economia mundial. Mostra o crescimento do sentimento empresarial: a criação de riqueza em todo o mundo aumentou no planeta».
Nos dez primeiros lugares da lista é de destacar ainda a presença do francês Bernard Arnault (41 mil milhões de dólares), do norte-americano Lawrence Ellison (39.500 milhões de dólares) e dos magnatas indianos Lakshmi Mittal (31.100 milhões de dólares) e Mukesh Ambani (27.000 milhões).
O segundo homem mais rico da América Latina é o brasileiro Eike Batista, que ocupa a oitava posição global, com 30.000 milhões de dólares, uma posição acima do espanhol Amancio Ortega (31.000 milhões de dólares). Na décima posição está Christy Walton, com uma fortuna avaliada em 26.500 milhões de dólares.
EUA no topo
Apesar de os EUA liderarem a lista com 413 milionários, esta é a primeira vez que outros países conseguem mais de cem personalidades no ranking da Forbes: a China (115) e a Rússia (101).
Riqueza do fundador do Facebook cresceu 238%
A Forbes realça ainda a fortuna do fundador e presidente do Facebook, Marz Zuckerberg, que ocupa o 52º lugar, por ter aumentado, no ano passado, a sua riqueza em 238%, alcançando os 13.500 milhões de dólares.
A revista Forbes elabora o ranking dos mais ricos do planeta há 25 anos e este ano incluiu na sua lista dos «super ricos» 1.140 homens e mulheres.
Sem comentários:
Enviar um comentário