sexta-feira, 4 de março de 2011

Audi desvenda carro blindado para líderes mundiais

A Audi escolheu o Salão de Genebra para apresentar o seu A8 L Security, um carro blindado para clientes especiais como os líderes mundiais ou mesmo os presidentes de empresas multinacionais.

A marca premium alemã, que já tem à venda o luxuoso A8 normal, mostra no Salão, que abriu esta quinta-feira e decorre até 13 de Março, um carro cheio de gagdets de segurança em que o preço é o menos importante, até porque não existe. Por ser feito à medida do cliente, o preço também é ajustado à medida dos adereços.

Segundo o comunicado da Audi, citado pela Lusa, o A8 L Security «conta com a certificação oficial do Banco da Alemanha (Bundesbank) contra munições de armas de fogo e satisfaz os requisitos da directriz BRV 2009 [Bullet Resistant Vehicles - Veículos à Prova de Bala ], bem como é resistente a explosões».

A Audi indica que só a blindagem do interior «pesa cerca de 720 quilos» e afiança que o A8 L Security «é capaz de resistir a um ataque de granada de mão de tipo militar sem colocar em risco a vida dos passageiros».

Os vidros pesam, segundo a Audi, cerca de 300 quilos por serem fabricados «com cristais especiais de protecção».

A marca alemã refere ainda que este carro especial «apresenta um excelente comportamento em caso de colisão, mesmo tendo em conta o outro veículo eventualmente implicado no acidente».

A Audi revela que todos os equipamentos do A8 blindado «fabricam-se à mão numa pequena fábrica protegida» onde «uma equipa de trabalhadores especialmente formados instala, em cerca de 450 horas, todos os elementos e dispositivos de segurança».

Sistemas de seguranças para todas as situações

Os trabalhadores integram no modelo de luxo da Audi, por exemplo, um sistema de comunicações com exterior em caso de ataque, protecção da bateria e do depósito de combustível e um sistema de saída de emergência semelhante aos jactos militares, em que a porta do carro sai disparada bem como o passageiro.

Um outro sistema tem a ver com atmosferas perigosas. Ou seja, quando os passageiros estão em zonas de incêndio ou gases perigosos, o carro tem um sistema que permite a entrada de ar fresco e, ao mesmo tempo, isola qualquer tipo de gás exterior.

Este modelo, refere a Audi, estará disponível a partir do Verão e em 2012 incorporará um motor adicional.




Sem comentários:

Enviar um comentário