terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Jovem acorrentado há quatro anos choca Holanda

Um documentário exibido na televisão deixou os holandeses incrédulos: um jovem de 18 anos, deficiente mental e considerado potencialmente perigoso, vive a maior parte do tempo, desde 2007, acorrentado às paredes de um quarto numa clínica psiquiátrica, sem ver a luz do dia.
Brandon van Ingen, de 18 anos, passa a maior parte dos seus dias preso a uma parede, por ser considerado perigoso. "O seu caso é tão sério que ele tem de ser privado da sua liberdade em nome da sua própria segurança e da dos outros", explica a secretária de Estado da Saúde holandês, Veldhuijzen van Zanten-Hyllner.

O documentário, exibido na semana passada, provocou uma onda de reacções inflamadas por todo o país, com os principais partidos a reunirem-se para discutir os cuidados prestados aos cidadãos com deficiências mentais.

De acordo com relatório da clínica onde se encontra internado, Brandon tem de vestir, 24 horas por dia, um colete fechado à chave que é preso a um cinturão, por sua vez amarrado à parede. A corrente que liga o jovem à parede terá cerca de 1,5 metros de comprimento.

A idade mental de Brandon situa-se entre os 5 e os 8 anos e o jovem é ainda considerado hiperativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário