sábado, 15 de janeiro de 2011

Blogueres sauditas precisam de uma licença para publicar na Internet

Na Arábia Saudita, uma lei exige que qualquer cidadão que queira publicar na Internet, mesmo que seja em blogs, está obrigado a ter uma licença governamental. A licença é emitida pelo Ministério da Cultura e tem a duração de três anos.
Na lei, que entrou em 1 de Janeiro de 2011, o requerente tem de ter mais de 20 anos, ser cidadão saudita, ter boa conduta e um grau mínimo de escolaridade. Os estrangeiros podem continuar a publicar, mas não sobre notícias, escreve a revista «Fast Company». .
Mas, esta nova lei é, para muitos, uma censura à liberdade de expressão. Os estrangeiros não podem escrever sobre as notícias, os utilizadores de chats são incentivados a registarem-se junto do governo, e todos precisam de ter muito cuidado quando falam, ou melhor, escrevem, sobre religião. Mais, todos os bloggers devem enfatizar e apelar à adesão à religião islâmica.
Diversos grupos de direitos humanos já vieram criticar a lei saudita. A Arábia Saudita já mandou prender vários bloggers por escreverem sobre política, corrupção e religião. 

Sem comentários:

Enviar um comentário