Martim Dornellas, um lisboeta de 37 anos, decidiu trazer para a capital portuguesa o fantástico mundo de Amélie Poulain, uma jovem francesa que gostava de fazer pequenas surpresas para tornar as pessoas que a rodeavam mais felizes.
O lisboeta afirma, no Facebook, sentir-se inspirado por Ze Frank que ofereceu uma música - ChillOut Song - a uma mulher que lhe confessou por email, sentir-se sozinha e triste na nova cidade onde vivia, e também pelo grupo de movimentos espontâneos "Improvement Everywhere.
O projeto Amelie tem feito sucesso. No Facebook, já tem quase dois mil seguidores e muitas pessoas a partilhar fotografias dos autocolantes ou posters que encontram e que também andam a espalhar.
Uma das acções com mais impacto até agora foi quando Martim transformou as luzes vermelhas dos semáforos em corações, uma ideia que acabou por ser copiada e espalhada pela cidade inteira.
Mas existem muitas outras surpresas. Martim já colocou frases aleatórias em livros da Fnac, Bertrand, El Corte Inglés, nos parquímetros, nas cabines telefónicas e até já escreveu bilhetes aos senhores da EMEL "com o mero objectivo de dar um dia melhor aos senhores que andam a multar", afirma no site do projeto.
Martim Dornelas pretende no futuro ampliar o conceito e ter a colaboração de muitas pessoas, para "através de ações desinteressadas fazer alguém sorrir, sentir-se melhor ou até emocionar-se".
Sem comentários:
Enviar um comentário