quinta-feira, 7 de abril de 2011

Prestações do crédito à habitação vão subir

Depois de quase 2 anos com a taxa de juro de referência em mínimo histórico, o Banco Central Europeu subiu esta quinta-feira o preço do dinheiro. O impacto nas prestações mensais do crédito à habitação deverá rondar os 12 ou 20 euros.



O Banco Central Europeu (BCE) subiu esta quinta-feira os juros de referência para 1,25 por cento, ao fim de quase dois anos com as taxas no mínimo histórico de 1 por cento.
O conselho de governadores do BCE, liderado por Jean-Claude Trichet, aumentou a taxa de juro em 25 pontos base, com efeito a partir de 13 deste mês, antecipando-se assim a outras autoridades monetárias no aumento do preço do dinheiro desde o início da crise financeira.
O BCE anunciou também que a taxa para o financiamento de muito curto-prazo aumentou 25 pontos base para dois por cento ('overnight'), um aumento idêntico ao da taxa de depósito que passou a ser de 0,5 por cento, também com efeitos a partir de 13 de abril.
Prestações mais caras
O impacto da subida da taxa diretora do BCE nas Euribor deverá agravar entre 12 e 20 euros a prestação mensal do crédito à habitação, mas os analistas não prevêem um aumento do incumprimento das famílias.
De acordo com uma simulação feita pela Deco para a agência Lusa, no caso de um crédito de 100 mil euros a 30 anos para contratos com taxa Euribor a seis meses de 1,483% (média de março) e um 'spread' (margem de lucro do banco) de 0,3%, o aumento será de 12,41 euros.
Assim, este empréstimo, que atualmente ronda os 358,86 euros euros mensais sobe para 371,27 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário