sexta-feira, 15 de abril de 2011

Noite histórica para Portugal na Liga Europa


Primeiro o FC Porto, no primeiro jogo desta noite europeia, depois o Benfica e o Sporting de Braga. As três equipas portuguesas qualificaram-se para as meias finais da Liga Europa. A grande final tem assim garantida a presença lusa. VEJA AS FOTO

O FC Porto foi o primeiro a jogar esta quinta-feira a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa e venceu por 5-2 no reduto do Spartak de Moscovo. É a sexta vez que os dragões conseguem um lugar nas meias finais de uma competição europeia de futebol. 
O conjunto "azul e branco", que havia goleado no Dragão (5-1) e somou o 12.º triunfo na prova, em 14 encontros, e o sétimo em sete jogos fora (ambos recordes lusos), repete os feitos de 1983/84, 86/87, 93/94, 2002/2003 e 2003/2004.
Das cinco vezes em que chegou às "meias", o FC Porto atingiu sempre a final em eliminatórias a duas mãos, caindo apenas em 1993/94, quando jogou o acesso ao embate decisivo da "Champions" num só jogo, em Nou Camp.
Nos jogos que começaram às 20h00, Benfica e Sporting de Braga garantiram a 15.ª presença de uma equipa lusa na final de uma prova europeia de futebol, ao afastarem PSV Eindhoven e Dínamo de Kiev, respetivamente.
O sorteio das "meias", já realizado, havia antecipado o cenário, que já havia ficado bem real após a primeira "mão" dos quartos de final, face ao triunfo caseiro dos "encarnados" sobre os holandeses (4-1) e ao empate conquistado pelos "arsenalistas" na Ucrânia (1-1).
Esta noite, o Benfica chegou a estar a perder por 2-0 na Holanda, mas acabou por empatar (2-2).
Depois de os holandeses faturarem duas vezes nos primeiros 25 minutos, o brasileiro Luisão e o paraguaio Óscar Cardozo marcaram os golos do Benfica, que na primeira "mão", na Luz, tinha ganho por 4-1.
A presença do Sporting de Braga nas meias finais ficou garantida com um empate 0-0. Mesmo com 10 unidades entre os 29 e os 87 minutos, devido à expulsão de Paulo César, os "arsenalistas" seguraram o 0-0, depois do empate 1-1 na Ucrânia.
Nas meias finais, no primeiro "duelo" de sempre entre clubes portugueses nas taças europeias, o Sporting de Braga vai defrontar o Benfica, com primeira "mão" no Minho, a 28 de abril, e segunda na Luz, a 5 de maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário