segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Morreu o líder norte-coreano Kim Jong-il


O líder norte-coreano Kim Jong-il morreu no sábado aos 69 anos de ataque cardíaco quando realizava uma viagem de comboio, anunciou esta madrugada a agência oficial de Pyongyang KCNA.


Kim Jong-il, de 69 anos, sofria alegadamente de diabetes e de um problema de coração.


Morreu no sábado às 8h30 locais (23h30 de sexta-feira em Lisboa), informou um apresentador da televisão estatal de Pyongyang KCTV em lágrimas.


Um despacho da KCNA citado pela agência noticiosa norte-americana Associated Press explica que Kim Jong-il morreu na sequência de «uma grande fatiga mental e física» durante uma viagem de comboio.


O seu filho mais novo, Kim Jong-Un, foi designado como o seu sucessor.


Kim Jong-Un, nascido em 1983 ou 1984, foi designado para suceder ao pai na liderança da única dinastia comunista da História.


«Todos os membros do Partido (dos Trabalhadores), militares e público deverão seguir fielmente a autoridade do camarada Kim Jong-Un e proteger e reforçar a frente unida do partido, do exército e do público», exortou a KCNA.


A Coreia do Norte descreveu oficialmente Kim Jong-Un como o «grande sucessor» do pai.


«Na vanguarda da revolução coreana encontra-se agora Kim Jong-Un, grande sucessor da causa revolucionária do grande líder e chefe do nosso partido, do nosso exército e do nosso povo», refere um despacho da agência.


«A liderança de Kim Jong-Un é uma garantia segura de que a causa revolucionária do grande líder, lançada por Kim Il-sung e conduzida à vitória por Kim Jong-il, perdurará por gerações», acrescenta a nota.


O filho mais novo de Kim Jong-il vai presidir ao funeral do seu pai no próximo dia 28 em Pyongyang, informou a agência noticiosa sul-coreana Yonhap. O jovem assumirá a liderança da comissão organizadora do funeral do líder norte-coreano. 


As autoridades de Pyongyang decretaram um luto nacional até ao próximo dia 29.


De acordo com a televisão oficial norte-coreana KCTV, os restos mortais de Kim Jong-il poderão ser enterrados no Palácio Memorial de Kumsusan, onde também se encontra o mausoléu do seu pai, Kim Il-sung. 


Kim Jong-il presidia à única dinastia comunista da História, num dos países mais isolados do mundo.
ler mais em: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/kim-jong-il-coreia-do-norte-morte-kim-jong-un-tvi24/1309807-4073.html

Sem comentários:

Enviar um comentário