quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Seis medidas tecnológicas que permitem poupar 12,5 mil milhões de euros



Seis empresas bem conhecidas da praça juntaram-se em torno de um estudo que indica seis medidas na área das tecnologias que podem ajudar o estado português a poupar 12,5 mil milhões de euros em três anos. 
O estudo, que tem o sugestivo título de "11 Mil Milhões de Razões (para Alcançar as Metas de Redução do Défice Definidas com a Troika)", foi um dos principais destaques do 21º Congresso da Comunicações, que está a decorrer hoje e amanhã no Centro de Congressos de Lisboa.

Accenture, Cisco, HP, IBM, Logica e Novabase constituem o elenco de autores deste estudo que estima em nove mil milhões de euros o valor que os cofres estatais podem poupar caso recorram a sistemas que evitam as fraudes nos impostos, na segurança social e na saúde.
A esta iniciativa de maior impacto, juntam-se mais cinco consideradas estratégicas e cujas contas são explicadas da seguinte forma:
1- partilha e unificação de infraestruturas tecnológicas nos vários setores do Estado, com poupanças totais de mil milhões de euros;
2- uma solução de gestão integrada do património estatal que permitirá uma poupança de mil milhões de euros;
3-  deslocação de atividades não críticas para ambientes de serviços partilhados com poupanças estimadas de 600 milhões de euros;
4- aposta na interoperabilidade para a redução de custos e acesso facilitado aos dados;
5- desmaterialização de processos que permitirá poupar cerca de 380 milhões de euros nos custos de manutenção dos arquivos físicos (576 milhões de euros)
Segundo os autores do estudo, o Estado investe todos os anos 445 milhões de euros em tecnologias e soluções de telecomunicações. Os mesmos especialistas admitem ser possível poupar entre 20% e 30% do valor total destes investimentos.




Ler mais: http://aeiou.exameinformatica.pt/seis-medidas-tecnologicas-que-permitem-poupar-125-mil-milhoes-de-euros=f1011222?amp=#ixzz1ecaruJ6s

Sem comentários:

Enviar um comentário