sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fado a Património Imaterial da Humanidade

Fado - Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco

A candidatura do Fado à Lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade traduz a vontade de proclamar perante a UNESCO a consagração do valor universal do Fado, representando, de forma indissociável, a afirmação de Lisboa. 

Com efeito, a Cidade de Lisboa e o Fado estão tão entrelaçados que é valida a afirmação de que o Fado é parte integrante do património cultural da cidade de Lisboa e de que, apesar do carácter nacional que expressa o Fado, Lisboa é um dos elementos centrais que define a sua identidade.

A Câmara Municipal de Lisboa assume, assim, como “sua” a candidatura do Fado à UNESCO tendo em vista a concretização de um objectivo central: garantir a continuidade do Fado, reforçar a sua visibilidade e promover a coexistência da tradição com uma incessante reinterpretação e recriação artísticas.

A Candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade assenta em 3 eixos essenciais: um Plano de Salvaguarda, um Plano Pedagógico e um Plano de Edição e de Investigação. Com o Plano de Salvaguarda do Património do Fado visa a CML assegurar um sólido envolvimento da Sociedade Civil, designadamente através de parcerias de cooperação, tanto com Entidades representativas da comunidade do Fado, outros agentes cultursais e públicos como com Entidades museõlógicas e arquivísticas consagradas à preservação e estudo do tema.


Sem comentários:

Enviar um comentário