quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Surf: Melhores do mundo desafiam as ondas de Supertubos

De 15 a 24 de Outubro, o nosso país recebe novamente os melhores surfistas da atualidade nas ondas de Peniche.

A cidade de Peniche é novamente a anfitriã da etapa portuguesa do circuito mundial de surf. As ondas escolhidas são novamente Supertubos e o Baleal, com a praia dos belgas como praia alternativa.

Kelly Slater, Owen Wright ,Taj Burrow, Adriano de Sousa, Jordy Smith, Joel Parkinson, Mick Fanning, entre outros, chegam a Portugal na próxima sexta-feira. Logo que termine o campeonato que está a decorrer em Hossegor, em França, os atletas viajam para Portugal.
A edição deste ano do WCT - World Championship Tour - está a ser ultra emotiva. Os oito surfistas que lideram o "ranking" têm hipóteses matemáticas de chegar ao primeiro lugar.
Kelly Slater - 10ª vezes campeão do mundo - está na frente do circuito, apesar de não ter participado na etapa de Jeffrey's Bay, na África do Sul. O "rei" Slater tinha avisado que não iria competir a totalidade do circuito "abrindo a porta" a surfistas como Jordy Smith, Taj Burrow ou Mick Fanning.
A grande surpresa do dream tour 2011 até ao momento é Owen Wright. Um surfista australiano, 21 anos de idade, 1 metro e 90 centímetros de altura. Um gigante com um nível de surf "explosivo e cheio de power" que já conseguiu enfrentar Kelly Slater nas três últimas finais (Tahiti, Nova Iorque e Califórnia). Vantagem de 3 -1 para Slater até ao momento.
Kelly Slater venceu na polinésia francesa, Owen respondeu com uma vitória na Big Apple e o norte-americano dominou em Trestles, na Califórnia.  
Os critérios de julgamento da ASP - Associação de Surfistas Profissionais - está diferente e mais exigente. As manobras inovadoras, progressivas, verticais, executadas a alta velocidade, são agora mais valorizadas. Os surfistas procuram executar grandes áereos, voar bem acima do lip das ondas. Surfistas como Matthew Wilkinson, Julian Wilson, Gabriel Medina, e Jeremy Flores, são alguns dos nomes que não deve perder de vista na etapa portuguesa. Um estilo de surf New School que está a dar que falar beneficiando o espetáculo para o público que assiste na praia.
O francês Jeremy Flores, 23 anos, lesionou-se no domingo, em Hossegor, e  menino prodigio gaulês não viaja para Peniche.
A praia de Supertubos é famosa pela qualidade das ondas tubulares. As previsões indicam a entrada de um swell favorável, condições de mar excelentes, logo a partir de segunda-feira, dia 17 de Outubro.
Tiago "Saca" Pires perdeu na terceira ronda em Hossegor, precisamente com o australiano Owen Writh. O surfista português necessita de bons resultados nas etapas que faltam até ao final do ano (Peniche, São Francisco e Havai) se pretende continuar no Circuito Mundial de Surf em 2012.
As qualificações do Rip Curl Pro Portugal 2011 têm início no dia 14 de Outubro.


Ler mais: http://aeiou.visao.pt/surf-melhores-do-mundo-desafiam-as-ondas-de-supertubos=f626868#ixzz1aYjLit94

Sem comentários:

Enviar um comentário