A quetamina é usada em veterinária como um forte tranqulizante e em medicina, via intravenosa, como anestésico e analgésico. Pelos seus efeitos de alteração do estado mental e alucinações é usada também com fins recreativos.
A sua aplicação no tratamento da depressão é estudada há vários anos, mas agora os cientistas confirmaram que pode aliviar rapidamente os sintomas de depressão profunda.
Foram analisados vários pacientes, muitos dos quais não colheram qualquer benefício das terapias convencionais e medicação psiquiátrica. Alguns encontravam-se na fase de ponderar o suicídio. Uma dose de quetamina foi suficiente para que, quase de forma imediata, deixassem de sentir esse desejo de pôr fim à vida e passaram a sentir-se esperançosos e motivados.
Mas há mais: é que esses efeitos benéficos podem durar várias semanas, o que abre novas possibilidades para os que lutam com a depressão profunda: uma dose semanal ou até bimensal deverá ser suficiente para os manter à tona, sem mergulhar nos sintomas da doença. Os médicos acreditam também que é possível que, experimentando esse alívio ainda que só durante uma semana, o paciente possa ganhar forças para decidir recuperar-se.
Ler mais: http://aeiou.visao.pt/um-anti-depressivo-milagroso=f644740#ixzz1lDizMnoB
Sem comentários:
Enviar um comentário