terça-feira, 20 de agosto de 2013

História: As notícias mais estranhas publicadas em 1913

Um coveiro que foi enterrado vivo, um contrabandista de álcool que ardeu em chamas, um feto que apareceu na praia da Parede e até um movimento contra o aperto de mão, por ser pouco higiénico. Saiba o que se passava em 1913

Por Lucília Galha e Rita Garcia

Há 100 anos, as notícias traziam todos os pormenores. Mesmo todos. Não se falava numa pessoa sem dizer a sua filiação e morada exacta; os jornalistas davam opinião sobre os crimes e condenavam os “patifes” a levarem chibatadas; havia mulas nos perdidos e achados e também se anunciavam negócios com dentaduras velhas! Leia, no português em que foram publicadas, as notícias mais estranhas de 1913.

Jornal 'O século'

O homem com o olho vazado
5 de Janeiro “Nos números 183 e 186 da R. Maria Pia residem, no 2.º andar d’aquele prédio, o boletineiro de 2.ª classe José Rodrigues e, no mesmo andar do 2.º número, um indivíduo que é contínuo na escola central n.º 6, duas creaturas que não se podem ver por causa de uma questão que tiveram há tempos.

N’essa contenda, o boletineiro encheu a cara de bofetadas ao contínuo, o qual jurou vingar-se solenemente da afronta, logo que tivesse vagar e ocasião oportunos.

Pois ontem o acaso quiz que os dois indivíduos se encontrassem na rua onde vivem, ambos recolhendo já a suas casas, de volta do trabalho. Mediram-se de alto a baixo, insultaram-se, cresceram um para o outro e quando o boletineiro ia para desatar sobre o antagonista uma saraivada de socos, este pôs-se em guarda, esgrimindo doidamente um guarda-chuva de que ia munido.

No meio da luta, n’uma das estocadas vibradas pelo contínuo, a ponteira do guarda-chuva, atingindo um dos olhos a José Rodrigues, penetrou ali deixando-o num estado lastimoso. Enquanto o agressor se punha em fuga, o agredido era levado pelo guarda 350 ao hospital de São José, onde o médico de serviço, sr. Dr. Medeiros de Almeida, auxiliado pelo enfermeiro Rocha, verificou que ficara cego o atingido. Operado imediatamente, o ferido recolheu à enfermaria de Santo António.”

Ver fotos:
Visão: 
http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/-span--b-Sociedade-b---span--(1)/Fotogaleria-(1032).aspx


Sem comentários:

Enviar um comentário