sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Canal História descobre que leão de Madrid não tem testículos

O Canal História descobriu, no passado mês de agosto, que um dos dois leões de bronze que estão na entrada principal do Congresso dos Deputados de Madrid, câmara baixa do Parlamento, não tem testículos.

E pôs mãos à obra. Primeiro investigou as causas para tal ausência, não descobrindo nenhuma razão artística, histórica, biológica ou de qualquer outro tipo, como se ofereceu para reparar o erro.

O canal já fez um pedido formal à Comissão de Petições do Congresso para colocar, gratuitamente, os testículos no leão e, assim, completar a obra.

Para a diretora-geral do Canal História, Carolina Godayol, «a iniciativa responde na perfeição à filosofia do canal, que desperta a curiosidade do espetador ao fazer da história algo vivo, surpreendente e acessível a todos».

Os leões do Congresso espanhol, chamados oficialmente de Daoíz e Velaverde, em homenagem a dois oficiais, foram concebidos em 1865 na Real Fábrica de Artilharia de Sevilha, com bronze proveniente dos canhões capturados a Marrocos em 1860 na batalha de Wad Ras.

A conceção é do escultor Ponciano Ponzano, que morreu antes de ver a obra finalizada. Talvez esteja aqui a explicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário