segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Cientistas reprogramam células de urina para gerar neurónios

Um grupo de cientistas chineses afirma ter conseguido reprogramar células de urina humana em células cerebrais, numa pesquisa que pode contribuir para futuros avanços no tratamento de doenças degenerativas como o Alzeheimer e Parkinson.

De acordo com a BBC, a pesquisa, publicada na mais recente edição do «Nature Methods», afirma que as células de urina foram isoladas de três dadores, de 37, 10 e 22 anos, e reprogramadas para gerar células progenitoras neurais.

Estas células progenitoras, por sua vez, foram capazes de subdividir e «gerar com eficiência neurónios funcionais» distintos in vitro.

Os mesmos cientistas já tinham identificado no passado que a urina humana contém células do rim «que podem ser reprogramadas em células-tronco pluripotentes induzidas». Agora, dizem ter avançado neste método.

«Ainda faltam análises, mas reportamos que as células sobrevivem e se dividem quando transplantadas ao cérebro de um rato recém-nascido», diz o estudo liderado por Duanquing Pei, da Academia Chinesa de Ciências.
 
Deve ser ao estilo Gangnam style

Afinal, vídeo que mostra águia a raptar criança é falso


O vídeo que mostra uma criança a ser raptada por uma águia num parque de Montreal, no Canadá, não passa, afinal, de uma montagem feita por um grupo de estudantes canadianos.
Colocado no Youtube alegadamente por uma pessoa que se encontrava no parque e apanhou o momento, o vídeo tornou-se viral, atingindo milhões de visualizações e correndo o mundo.

Os três rapazes, na casa dos 20 anos, explicaram à Canadian Press, que o projeto escolar passava por criar um vídeo para ser partilhado na Internet, que se tornasse viral e fosse um embuste. Depois de uma reunião de grupo, perceberam que as crianças e os animais são muito populares na Internet, logo, por que não criar uma montagem que juntasse estes dois mundos. Mas, os jovens, que tinham como objetivo atingir as 100 mil visualizações para obter uma classificação de 100 por cento, não contavam que o seu trabalho se espalhasse pelos noticiários de todo o mundo.

Desmascarados, resta saber qual vai ser a nota que o professor da cadeira lhes vai dar.

Não gostou de ver ex-namorada com outro e atropelou-os

Um homem não gostou de ver a ex-namorada a passear com outro e atropelou-os.

Oscar Santos, de 33 anos, passava de carro em Long Island, Nova Iorque, em plena noite de Natal, quando viu a cena. Travou bruscamente, deu meia volta e acelerou contra o casal.

Não satisfeito, ainda saiu do carro para pontapear o namorado, caído no chão.

O agressor fugiu de seguida, mas acabou detido pela polícia nova-iorquina.

Ingleses preparados para ataque de mortos-vivos

Por norma, os ataques de mortos-vivos só acontecem nos filmes e nas séries. No entanto, o governo inglês parece estar preparado para receber e combater um exército de mortos-vivos se for preciso, revelou o «The Telegraph».

No caso de Inglaterra sofrer uma «invasão de zombies», os funcionários públicos ficariam encarregues de coordenar os militares para «o regresso da Inglaterra ao estado anterior».

Este plano de contingência surgiu depois de as autoridades públicas terem sido questionadas sobre qual os planos que tinham em mente caso houvesse um ataque apocalíptico deste género.

De acordo com o Ministério da Defesa, os planos para situãções desta natureza não são da responsabilidade do ministério, mas do gabinete do primeiro-ministro. Citado pelo «The Telegraph», o Ministério da Defesa afirmou que o seu papel é providenciar apoio militar às autoridades civis, mas que os planos de emergência nacional são elaborados pelo gabinete do Governo.

Na cidade de Bristol, a câmara municipal chegou mesmo a providenciar equipamentos próprios para enfrentar os mortos-vivos, desde algemas, armas de choque, fatos de proteção, entre outros.

Não é a primeira vez que perguntas destas são colocadas às mais altas autoridades britânicas. Talvez os ingleses andem a ver muitos episódios de «The Walking Dead».

As 10 maiores «bizarrices» do ano

     

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Produtora constrói «bunker sexual» para o fim do mundo

À partida esta parece uma notícia tão credível como todas as outras informações insólitas que percorrem a Internet a cinco dias do alegado fim do mundo. No entanto, ao encontrarmos o comunicado oficial da produtora em que é divulgada a informação, e até a planta do espaço, decidimos informar o leitor.

A informação foi divulgada a 8 de Setembro de 2011, bem a tempo da construção. A produtora pornográfica Pink Visual, com sede em Los Angeles anunciou a construção de um «enorme bunker subterrâneo» para se preparar para o apocalipse que várias profecias apontam ter data marcada já para a próxima sexta-feira, a 21 de Dezembro de 2012.

O porta-voz da empresa declarou mesmo que a construção não se destina apenas a ser mais um bunker, mas sim que a companhia pretende sobreviver ao fim do mundo «com estilo». O local deverá poder dar teto a mais de 1500 pessoas, entre trabalhadores, familiares e fãs da Pink Visual.

No centro das instalações há uma plataforma giratória rodeada de bares bem apetrechados. Há ainda câmaras de fertilidade para o caso de ser necessário repovoar a Terra. O local, segundo publicita a empresa, é uma mistura da «caverna de Batman» com a Mansão da Playboy.

As críticas sobre o mega local de orgia surgiram um pouco por todos os media norte-americanos. A maior parte critica a empresa por usar o «fim do mundo» e a construção do local como «golpe publicitário».

Apertar os seios pode prevenir o cancro

Um pequeno gesto que pode valer muito. Apertar um pouco os seios pode ajudar a prevenir o cancro da mama.

Uma investigação da Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, revela que a pressão pode levar ao esmagamento das células cancerígenas.

O estudo baseou-se na injeção de células malignas em peitos de silicone flexível que após serem apertadas, não se espalhavam.

Os cientistas explicam que o processo funciona no sentido inverso do fortalecimento dos ossos e os músculos, que ficam mais fortes ao levantar pesos. Aqui, a compressão obriga estas células a manterem o tamanho normal e a crescerem de uma forma controlada.

«No fundo, as pessoas sabem há séculos que a força física pode influenciar os corpos», afirma o investigador Gautham Venugopalan. Estas conclusões não serão a pílula dourada que vai acabar com o cancro da mama, mas pode ser o ponto de partida para novos tratamentos.

Os resultados foram apresentados na reunião anual da Sociedade Americana de Biologia Molecular, em São Francisco.

Parte pénis enquanto fazia sexo...

O lutador de MMA, Ray Elbe - que competiu no «The Ultimate Fighter 9» - foi levado de urgência para um hospital da Malásia, no início deste mês e teve de levar 10 pontos...depois de ter partido o pénis durante o sexo.

Elbe contou a história toda: o lutador explicou que estava a fazer amor com a sua namorada e que, enquanto ela estava em cima dele saltou demais¿e partiu o pénis.

Segundo Ray, «havia sangue por todo o lado» e de seguida desmaiou de dor. Ray Elbe foi levado para o hospital para reparar um «pequeno rasgo» no tubo urinário.

O lutador espera fazer uma recuperação rápida, mas para já foi aconselhado pelos médicos a tomar «pílulas anti-ereção».